A história do salto dos calçados

7 abr

A origem do salto dos calçados perde-se ao longo da própria história dos calçados. Até onde se sabe os primeiros indícios de calçados com saltos foram encontrados em tumbas no Antigo Egito. Naquela época, provavelmente os calçados com saltos distinguiam a alta posição social de quem os utilizava.

Os saltos altos estão desde a Antigüidade associados a situações solenes e rituais, quando todo o universo gestual e os movimentos corporais, na época bastante contidos, estão relacionados a reverências e comportamentos formalizados. No século XVII, a fabricação de calçados com saltos apresentavam pouca estabilidade, uma freqüente falta de equilíbrio durante a utilização e falhas na região do encaixe do salto.

A invenção do salto é atribuída a Catarina Médicis (1519 a 1589), Rainha da França, ela ao desembarcar em Paris trazia em sua bagagem vários calçados de saltos, produzidos exclusivamente para ela com a única intenção de deixá-la mais alta. Seu gosto por saltos, logo foi absorvido pela aristocracia européia e assim influenciando a moda.

  Enfim,tudo parece indicar que os sapatos e sandálias de salto alto continuarão a fazer  muito sucesso na história da moda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: